BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

caminhos ao soul


Fazia um bom tempo que não aparecia aqui, é verdade. Mas um fato me fez voltar, quer dizer, dois fatos e não apenas um.
Lendo o post meio doído do Hermano e fazendo um comentário que encerrava o assunto me deu vontade de vir aqui falar de música! Pois é, isso mesmo, de música ! E aí que entra o segundo fator estimulante: Michael Jackson!
"Será que durante esse um mês afastada ela teve um surto esquizofrênico?" ou "foda-se, o blog é meu e eu piro o tanto que eu quiser?", está mais para a segunda opção, mas ainda assim não é tão louco quanto parece, ou é, enfim, depois pensem a respeito.
O lance é que sofri uma experiência transformadora desde que vim dirigindo pra casa um dia desses ouvindo uma música chamada Your Song. Parada na portão sem me preocupar com esse alvoroço todo sobre a violência, fiquei sonhando imaginando as circunstâncias em que aquela música tinha sido feita ou ainda em quais circustâncias perfeitas ela poderia se encaixar, até porque, não é todo mundo que gosta, e se gosta, tem algo de especial e que me faria gostar...(bom, essa parte é realmente loucura..... mas foda-se, o blog é meu!)
Corri para o maravilhoso mundo da internet e baixei a tal música e percebi que se tratava de mais uma obra prima originária da música negra!
As coisas ainda estão meio sem sentido né? então, deixa eu tratar de amarrar logo as coisas. Com a morte do Michael nas últimas semanas, eu fui "obrigada" a voltar novamente os olhos, ou o sentido da audição, para a soul music. Os discos do Jackson 5 são realmente muito bons e ouvi durante um final de semana inteiro, quase sem parar. E praticamente 5 em cada 6 músicas tem um "shake baby", "go to the floor", ou "one more time"....enfim, percebi o quanto foi importante a herança que recebemos dessa raça que foi tão descriminada e mesmo assim conseguiu uma atitude transformadora com o sentimento de tristeza e sofrimento. Deles, recebemos o blues, o jazz, o funk e tantas outras vertentes, recebemos também o samba e a malandragem que nela está intrínseca. Sempre de um mesmo sentimento, sempre de uma mesma fonte, que não é nada mais importante do que a própria alma, o que dá nome a sua música.
Talvez por isso que eu goste tanto por todos esses estilos citados acima, talvez por isso um acontecimento teoricamente bobo e simples fez um dia comum se tornar um grande dia na minha vida. Por ser uma linguagem que só quem caminha e procura da sua alma pode entender.
E pra finalizar esse post, explico porque dei o seguinte título a ele: Caminhos ao S(o)ul, blog do Hermano, assim mesmo, com parênteses entre o "o", que propositalmente carrega uma pluralidade de sentidos, se parece muito com o que escrevi sobre a música aqui. E não vou tentar explicar quais são todos esses sentidos porque daria assunto pra outro post, mas o mais legal, o mais legal mesmo, é que ele carrega muito dessa inquietação, melancolia e ao mesmo tempo originalidade e alegria dos negros. Então meu Hermano, apesar de não termos conversado hoje sobre o seu post, apesar do meu comentário não ter prolongado muito o assunto, considero encerrado o caso, porque me dou o direito de entender um pouco o que está querendo dizer e acredite: você, assim como a essência desses negros bem feitores, tem uma força transformadora! Só respeite seus sentimentos.
Mas como amigo também serve pra fazer papel de diabo, quero te convidar pra tomar uma e ouvir um soul, topa?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

1 comentários:

Rogério disse...

hahahahahhaha...
Sem querer as palavras tomam sentido... um dia disse que não faço poesia, penso em versos... e esse "tomar uma e ouvir um soul" é poesia brilhante... cheia da pluralidade que tanto gosto em meus versos... Adorei o post, porque me acrescenta e me conforta... fases... fases da vida urbana...

No domingo vendo um documentário sobre a Bethania... ela disse que apesar de a gente ter sido colonizado por portugueses... nossa música é só negra... o negro é portador do swing... isso é deles... Temos alguns estilos marcantes na música mundial e nacional... é a Clássica, O Jazz, o Blues, o Rock, A bossa nova e o Soul... das seis que mecionei, os negros estão cinco... só esse povo é capaz de tanta singularidade...

Te amo hermana.. um Beijo enorme

Postar um comentário